Por favor, aguarde. Carregando...

Jovem Senador

Por Eliza Correa | 25 de julho de 2018

Olá, pessoal! Hoje viemos trazer mais uma oportunidade para quem está fazendo o Ensino Médio em escolas públicas do Brasil e tem até 19 anos, que é o Jovens Senadores. O Jovem Senador é um concurso do Senado, que acontece todo ano, e seleciona 27 estudantes do Ensino Médio público, para irem à Brasília e terem a experiência de um senador. 

O tema da redação desse ano é “A Constituição Cidadã 30 anos depois”, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo e deve ter de 20 a 30 linhas. O objetivo do concurso é: 

  • “Contribuir para o processo de formação da cidadania ao incentivar a reflexão sobre o papel da Constituição brasileira na organização do Estado e na defesa dos direitos e deveres dos cidadãos; 
  • Provocar a reflexão sobre o processo democrático e a construção da democracia no Brasil, com suas conquistas, obstáculos e perspectivas; 
  • Ampliar a visão sobre política, representação e cidadania a partir do conhecimento do texto constitucional brasileiro e da história de sua criação; 
  • Conscientizar sobre a importância do papel da Constituição federal para a construção de uma sociedade que respeita as pessoas e suas diferenças, assegurando a liberdade e a igualdade entre os cidadãos; 
  • Disseminar informações sobre o papel institucional do Senado Federal e do Poder Legislativo brasileiro, fortalecendo o relacionamento com o jovem brasileiro e estimulando sua participação ativa.” 

Para participar do concurso, cada escola deve escolher uma redação para representá-la e encaminha-la para à Secretaria de Educação do respectivo estado. A segunda etapa é a seleção das três melhores redações de cada estado, feita pelas Secretarias e que serão encaminhadas para o Senado Federal. A última etapa é a seleção das 27 redações vencedoras e a classificação delas. Os três primeiros colocados ganharão um prêmio a mais, que é a oportunidade de levar um acompanhante para a cerimônia do Jovem Senador.  

Os 27 selecionados viajarão para Brasília-DF, com tudo pago (deslocamento para Brasília, hospedagem, alimentação e traslados na capital federal), no período de 19 a 24 de novembro de 2018. Para quem quiser mais informações sobre o programa é só entrar no seguinte link: www.senado.leg.br/jovemsenador. 

Esse concurso é uma grande oportunidade para todos os alunos da rede pública de conhecerem como funciona o Senado Federal brasileiro e, além disso, ter algo para se destacar tanto no mercado de trabalho quanto no meio acadêmico. A oportunidade de estar em contato com a política brasileira e entende-la, é um grande passo para a cidadania de todos.