Por favor, aguarde. Carregando...

O que é o Empreendescola e por que ele existe?

Por Juliana Freitas | 6 de junho de 2018

Me chamo Juliana, e sou uma das sócias fundadoras do Empreendescola, um negócio social nascido e criado para empoderar e promover o acesso ao público jovem de cidades pequenas do interior do Brasil.

Para que você possa entender melhor nossa motivação, vamos a alguns dados estatísticos: você sabia que aproximadamente 77% das cidades brasileiras possui menos de 25 mil habitantes? Sim, estamos falando de quase 4.300 cidades que possuem características próprias e semelhantes entre si e que as diferem e muito de grandes centros, como por exemplo o número considerável de pessoas vivendo na zona rural (em vários casos metade da população do município). Mas talvez a principal delas é a visão que o jovem tem a respeito do futuro, em que ele não percebe o local onde mora como um lugar que lhe oferece oportunidades de crescimento, seja no mercado de trabalho, no estudo ou qualquer outra área de sua vida.

Falo isso por conhecimento de causa: nasci e vivi até meus 18 anos em uma cidade do sul de Minas, chamada Paraguaçu, hoje com pouco mais de 20 mil habitantes. Desde minha infância sentia que a informação não chegava lá. Sempre busquei por cursos de aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos e não havia nada em minha cidade. Iniciava-se à esta época a chegada da internet, mas ainda inacessível financeiramente para minha família.

Comecei a trabalhar aos 16 anos, como balconista no comércio local, ganhando um salário mínimo e mais nada ( na época menos de R$400,00), pois as opções dadas ao jovem em cidades deste porte são realmente restritas.

Quando estava no 3º ano do ensino médio, na escola pública em que sempre estudei, um dos professores comentou que uma aluna formada ali havia ganhado uma bolsa em uma grande universidade. Ali cresceu o sonho de fazer uma faculdade.

Por causa desta referência positiva que recebi, estudei muito e também consegui uma bolsa integral para estudar Administração nesta mesma grande universidade. O poder daquele exemplo foi o que mudou minha vida.

A partir daí tive minha vida completamente transformada. Aquele acesso que antes não tinha, passou a ser visível e possível. Então percebi que era minha vez de levar referência e exemplo para outros jovens, que assim como eu, querem algo mais, mas ainda não sabem como alcançá-lo.

Nessa jornada encontrei meu parceiro, companheiro de vida e de missão, Wellington, que também teve sua história transformada pelo acesso. Acesso a conhecimento, a referências e a pessoas dispostas a fazer algo pelo outro.

E assim criamos o Empreendescola, como disse no início deste texto, um negócio social que promove a educação empreendedora e protagonista para jovens de 14 a 19 anos em estado de vulnerabilidade social em cidades pequenas do interior do país, em que já pudemos plantar uma sementinha de esperança de um futuro brilhante e possível em mais de 6 mil jovens por meio de palestras e adubar um pouco mais esta semente de esperança por meio de nossa formação “Jovens Protagonistas” em 450 jovens de várias cidades da região sul de Minas e leste de São Paulo.