Por favor, aguarde. Carregando...

Eduardo Lyra – alcançando vôos cada vez mais altos

Por Eliza Correa | 6 de agosto de 2018

O fundador da ONG Gerando Falcões, Eduardo Lyra, nasceu e foi criado em uma família pobre, moradora de uma periferia em Guarulhos (SP). Todas as chances estavam contra Eduardo, seu primo favorito foi morto por traficantes, e seu pai entrou para o tráfico e, consequentemente, foi preso acusado de formação de quadrilha, assalto a banco e por porte de arma. Mas Eduardo só precisou de uma pessoa para acreditar nele, sua mãe, dona Gorete, que nunca deixou seu filho desistisse de seus sonhos.  

Dessa forma, Lyra entrou em uma universidade para o curso de jornalismo, e desde a sua graduação já se destacava, pode-se perceber isso quando foi considerado repórter revelação pelo Instituto Itaú Cultural. Ele descobriu que podia mudar o mundo escrevendo histórias inspiradoras, e foi assim que surgiu o seu livro “Jovens Falcões”, onde são contadas quatorze histórias de jovens brasileiros que estão influenciando o futuro do país. Como está na sinopse do livro: “Jovens Falcões são brasileiros que não se limitam ao rés do chão, mas ousam voar e alcançar seu pleno potencial. São jovens brilhantes e excepcionais, que do nada chegaram a tudo e estão mudando o mundo com seus projetos e iniciativas.” 

Com toda essa história e bagagem – com todos seus problemas de dor e exclusão, um sentimento de resistência e vontade de oferecer tudo o que ele não teve, fez com que ele criasse o projeto do Gerando Falcões. Lyra criou o Instituto Gerando Falcões, que resumidamente, é “uma organização social, que atua dentro de estratégia de rede, em periferias e favelas. Nossos projetos estão focados em esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos, sendo um motor de geração de renda para famílias, inclusive egressos do sistema penitenciário.” 

A sua ambição para seu projeto é criar a maior rede de ONGs do mundo, atingindo milhares de jovens de periferias. Com esse sonho e todo o seu esforço, o reconhecimento veio: Eduardo Lyra foi considerando pela Forbes um dos jovens mais influentes com menos de 30 anos. Lyra também trabalhou como consultor no programa do Luciano Hulk, o Caldeirão do Hulk, e isso aumentou ainda mais a sua visibilidade. 

Nota EmpreendescolaNós sabemos que a vida, muitas vezes, não é gentil com todos, mas Lyra é um bom exemplo de como pegar os baques da vida e transformá-los em mudança, tanto na sua vida pessoal como na de outras pessoas. Sabendo enxergar as oportunidades e tendo ou fazendo os seus meios para alcançá-las, pode ser o diferencial para uma nova vida.